Uma das grandes tendências recentes é o cultivo dos vegetais, temperos e frutas dentro de casa. Isso é uma possibilidade para todos, até para quem mora em prédio. Então, para te ajudar, criamos esse artigo com 4 dicas para uma excelente horta em apartamento.
Afinal, nada melhor do que comer hortaliças, legumes, temperos ou até mesmo chás que você mesmo plantou e viu crescer, não é mesmo?
O que plantar na horta em apartamento?
Primeiramente vamos dar algumas opções que costumam a ir muito bem em hortas de apartamento para você começar a sua. Lembrando que algumas pessoas costumam plantar frutas, como morango e amora, mas geralmente os mais plantados são:
1) Temperos
- Manjericão
- Tomilho
- Cebolinha
- Salsinha
- Orégano
- Pimenta
- Alecrim
- Coentro
2) Chás
- Erva-Doce
- Hortelã
- Camomila
- Erva-Cidreira
3) Legumes
- Rabanete
- Tomate-cereja
- Cenoura
4) Hortaliças
- Alface
- Agrião
- Couve
- Rúcula
- Espinafre
Agora que você já tem uma noção do que pode ser plantado em sua horta, chegou a hora de descobrir nossas 4 dicas práticas para colocar a mão na massa.
4 dicas práticas para ter uma horta em apartamento
1) Conheça todos os estilos de hortas em apartamento antes de escolher o seu
Além de escolher o melhor lugar para a sua horta, aquele em que o sol bate por mais tempo e que se mantenha fresco em seu apartamento, é preciso definir o estilo de horta. Por exemplo, para lugares com iluminação mas pouco espaço, as hortas verticais são uma excelente opção. Uma vez que estarão presas na parede (seja diretamente nos vasos ou em prateleiras e adaptações) ocupando pouco espaço e ainda dão a sensação de natureza para o ambiente.
Há quem prefira as opções em caixotes de madeira, para trazer um estilo mais rústico ou sustentabilidade para o apartamento. Esse estilo também conta com uma disposição excelente para comportar os vasos necessários para a maioria dos plantios.
Por fim, o modelo mais cozinheiro, ou até mesmo “gourmet”, é para aqueles que desejam uma horta diretamente na cozinha. Aqui é preciso atenção para que elas não fiquem diretamente expostas ao calor do fogão ou eletrodomésticos. Geralmente estas hortas costumam ficar nos parapeitos das janelas, claro, com medidas de segurança para que elas não caiam na cabeça de ninguém.
2) Saiba qual a melhor opção de plantio para começar sua horta
Apesar de muitos acreditarem que toda horta começa a partir de sementes, isso não é verdade. Existe outra possibilidade para o seu plantio: a muda. Por serem opções diferentes, é preciso atenção na hora de escolher e plantar cada uma delas.
- Sementes: são mais baratas, mas não existe a garantia de que elas vingarão. Para o plantio você precisará fazer um buraco (não muito fundo nem muito raso), colocar as sementes e cobrir com terra. Também é importante regar regularmente a terra, mesmo que ainda não exista nada aparente.
- Mudas: seu valor é um pouco mais alto, mas por já possuir raiz e estar no início do desenvolvimento você tem certeza que ela vingará se tomar os cuidados corretos. Para plantar é preciso muito cuidado com ela, principalmente com a raiz na hora de mudar para a sua horta. Você precisará fazer um buraco com um pouco de profundidade onde deseja plantar. Depois disso, com bastante atenção retire a muda do local em que se encontra e passe para a sua horta. Por fim, regue com moderação e siga as recomendações necessárias para o seu desenvolvimento.
3) Atenção na hora de comprar os vasos para sua horta
Agora um cuidado extremamente importante e que vai determinar o tamanho e a capacidade de desenvolvimento de sua horta são os vasos. Para a maioria das hortaliças, chás e temperos, vasos com profundidade de 7 a 15 cm são excelentes.
Quanto aos legumes e frutos, principalmente os legumes que são raízes (como cenoura, batata, rabanete e beterraba) é interessante vasos com mais profundidade e um pouco mais de diâmetro. Isso porque elas vão precisar de mais espaço para se desenvolver.
4) Não esqueça dos cuidados básicos para manter a saúde de sua horta em apartamento
Por fim, mas não menos importantes, temos os cuidados básicos que qualquer horta precisa. Além da luz solar, geralmente de 4 a 6 horas por dia, regar regularmente é fundamental. Mas nada de exagero, já que você pode acabar afogando o que plantou. Sendo assim, saiba exatamente a quantidade e a regularidade de cada planta em sua horta.
Outro ponto importante é a adubação e a qualidade da terra. Escolha sempre produtos com boas recomendações para que a saúde de sua horta esteja sempre em dia e siga as instruções na embalagem.
Pronto! Agora você já pode colocar a mão na massa e começar a plantar hoje mesmo. Lembrando que em nosso blog você encontra mais dicas como essa para manter sua casa aconchegante e arrumada.