Você sabia que a limpeza incorreta do porcelanato pode deixar manchas permanentes? Por isso, limpar porcelanato pode ser um pesadelo para a maioria das pessoas.
Mas, não precisa se preocupar, o Boca a Boca preparou um artigo cheio de dicas que funcionam para você deixar o seu piso brilhando.
Como limpar porcelanato?
Assim como em qualquer outro tipo de piso, o primeiro passo para uma boa limpeza é tirar o pó. E para ser ainda mais eficaz, você pode começar removendo o pó dos móveis, portas e janelas que ficam na área que será limpa. Depois, é necessário passar a vassoura ou o aspirador para tirar a sujeira que ficou no porcelanato.
Feito isso, é hora de passar alguns produtos específicos que poderão deixar o piso ainda mais limpo:
1) Detergente neutro e água
Uma das maneiras mais comuns e menos agressivas de limpeza do porcelanato é usar um pouco de detergente neutro e água. Nesse caso, após varrer ou passar o aspirador de pó no piso você pode misturar uma colher de sopa de detergente em um balde cheio de água.
Molhe um pano na solução e torça bem. Passe no piso delicadamente. Se preferir pode trocar o pano por mop ou algo do tipo. Em seguida, basta passar outro pano, dessa vez umedecido apenas na água.
2) Produto específico para porcelanato
Mas, se você prefere uma casa bem cheirosa e com aromas florais, de lavanda ou até mesmo do campo, existem produtos específicos para lavar o porcelanato. O processo é praticamente o mesmo que o descrito acima. A única diferença é que será necessário prestar atenção no rótulo do produto para fazer a diluição exata na água, evitando manchas ou danos no piso.
Assim, além de ficar com uma casa perfumada, o seu piso permanece intacto por mais tempo.
3) Limpeza pós obras
Outra dúvida muito comum é na hora de limpar o piso pós obra. Seja a de instalação do mesmo ou alguma reforma eventual na casa. Para isso é preciso de uma esponja macia, água, produto de limpeza para porcelanato pós obra e panos limpos.
Em primeiro lugar umedeça bem a esponja, e com o lado macio, passe delicadamente pelo piso para tirar os resíduos da obra. Lembrando que de tempos em tempos será necessário enxaguar a esponja para tirar o excesso de sujeira.
Ao finalizar, leia as instruções na embalagem do produto escolhido e siga ao pé da letra. Por segurança, recomendamos que você utilize sempre produtos de marcas conhecidas e com certificados de qualidade, ok? Lembrando que alguns desses produtos também podem ajudar com manchas que aparecem com o tempo e que são difíceis de remover com produtos mais fracos.
4) Limpar porcelanato com vinagre
Sim, o coringa natural da limpeza também pode ser usado para limpar porcelanatos. Mas é preciso fazer um teste em um cantinho do piso que fica mais escondido para ter certeza que não manchará. Isso porque existem alguns tipos de porcelanato que não reagem bem ao vinagre.
Lembrando que para limpeza em geral o mais indicado é o vinagre branco, à base de álcool. Para uma segurança maior, diluía meia xícara do produto em um litro de água e deixe agir por somente 5 minutos. Após esse tempo, esfregue delicadamente com um pano limpo e em seguida enxague com bastante atenção.
Como o vinagre é um ácido, tenha certeza que ele foi totalmente removido. Por fim, seque a área com um pano limpo.
5) Limpar porcelanato embaçado
Agora, para os pisos mais antigos ou que estão com aparência de embaçado existem produtos específicos para a sua limpeza. Geralmente em seu rótulo vem escrito que eles servem para remover a “nuvem” ou “névoa” do porcelanato.
Quanto ao modo de usar, é importante ler com bastante atenção as instruções, já que cada fabricante tem uma composição e uma maneira correta de usar.
Pronto! Agora é só colocar essas dicas em prática para ver como pode ser fácil limpar porcelanato.
E para conferir mais dicas sobre como cuidar da casa de maneira fácil e prática é só conferir o nosso blog!