Saber como limpar jaqueta de couro sem estragar é uma dúvida muito comum, afinal se feito de maneira errada o estrago pode ser grande. Por isso, saber quais produtos utilizar, qual a melhor maneira de limpar e secar é fundamental para manter a peça por muito tempo.
Além de manter uma higiene correta, também é preciso de alguns cuidados para hidratar o material, seja ele sintético ou natural. Lembre-se que o couro é um tecido que tende a ressecar e “rachar” com facilidade.
Para te ajudar a manter suas jaquetas de couro limpas e com uma vida útil longa, separamos esse passo a passo prático e infalível.
Como limpar jaqueta de couro sem estragar?
Não se deve colocar uma jaqueta de couro em uma máquina de lavar, especialmente as feitas em algum tipo de couro natural. Quanto às de material sintético, algumas até podem ir à máquina de lavar dentro de sacos para roupas sensíveis e em ciclos de roupas delicados, porém o mais indicado é lavar a mão seguindo o passo a passo a seguir.
1) Retire o excesso de sujeira com uma escova macia
Assim como em toda a limpeza, o primeiro passo é tirar o excesso de sujeira ou poeira. Como as jaquetas de couro são sensíveis, além de muito cuidado e delicadeza você precisa utilizar uma escova macia para essa tarefa.
Uma ótima opção é usar uma escova de dentes antiga ou que já esteja na hora de trocar. Mas não se esqueça de higienizar com atenção e reservar apenas para limpar suas jaquetas e peças de couro.
Caso encontre alguma sujeira que esteja difícil de sair aguarde para limpá-la no próximo passo. Nunca utilize força ou velocidade quando estiver limpando objetos feitos com esse tipo de tecido.
2) Como limpar jaqueta de couro: passe um pano levemente úmido em toda superfície
Agora que você tirou a sujeira superficial é o momento de limpar com água e sabão, lembrando que não é preciso molhar a peça diretamente na água. O indicado é misturar água limpa com sabão neutro para roupas em um balde, mergulhar um pano nessa solução e torcer bem antes de passar em sua jaqueta.
Caso seja necessário repetir a ação, enxágue o pano para retirar a sujeira em água corrente e mergulhe novamente no balde com água limpa e sabão neutro. Torça bem e passe com delicadeza onde achar que é preciso uma segunda limpeza.
3) Deixe secar em um local arejado
É essencial que sua jaqueta de couro seque em um local com sombra, ou seja, sem ter contato direto com os raios solares. Afinal, o couro é um material que resseca com muita facilidade e evitar o calor direto do sol é essencial para que ele dure mais.
Mas é preciso que tenha uma boa ventilação e que esteja fresco para que sua peça seque adequadamente.
4) Hidrate o couro com regularidade
Por fim, após ter certeza que sua jaqueta esteja bem seca é hora de realizar a hidratação. Sim, assim como nossa pele, peças e objetos em couro (tanto sintético quanto natural) precisam de hidratação constante. No caso da jaqueta é recomendado que seja hidratada a cada 6 meses.
O produto mais indicado é aquele feito especialmente para isso ou hidratantes de pele sem perfume, como vaselina. Para fazer uma boa hidratação e evitar marcha é preciso colocar um pouco do hidratante escolhido em um pano limpo e passar de maneira igual por toda a jaqueta. Espere secar totalmente antes de colocar em seu guarda-roupa.
Dica extra: Para desamassar deixe ela no vapor do banho
Agora se sua jaqueta de couro está amassada ou com dobras que te incomodam, basta deixá-la pendurada no cabide enquanto toma banho. O vapor da água faz com que o couro volte a sua forma natural acabando com qualquer dobre ou amassado irritante.
Pronto! Com essas dicas ficou muito fácil saber como limpar jaqueta de couro sem estragar, não é mesmo? Em nosso blog você encontra mais dicas como essa.