Você já se sentiu sobrecarregado ou perdido enquanto estava fazendo faxina em sua casa? Ou pior, não tinha noção por onde começar? Com um cronograma de limpeza doméstica você não terá mais nenhum desses problemas.
Inclusive, com ele você ganha vantagens na hora de limpar e manter a casa organizada, seja sua ou dos seus clientes. Mas, infelizmente, nem todo mundo sabe sobre o tema.
Por isso, nós do Boca a Boca resolvemos te ajudar explicando o que é e quais são as suas vantagens.
Afinal, o que é um cronograma de limpeza doméstica?
Nada mais é do que uma programação de suas atividades para manutenção, limpeza e faxina da casa. Também pode ser considerada como uma agenda de compromissos para manter a casa organizada e limpa.
E se você trabalha com serviços de limpeza doméstica, essa é uma excelente ferramenta para oferecer um serviço ainda melhor aos seus clientes.
Agora, confira algumas dicas de como criar o seu próprio cronograma de limpeza.
1) Crie uma lista com tudo que precisa ser feito
Primeiramente você terá que fazer uma lista de tarefas com absolutamente tudo que precisa ser limpo e arrumado. Desde coisas básicas, como arrumar as camas e organizar pilhas de roupas, até as mais complexas como limpar a geladeira ou janelas.
Desse jeito você terá uma visão real do esforço e tempo que precisará. Por falar nisso, anote também quantas horas ou minutos você leva para fazer cada uma delas, assim o seu cronograma será mais eficiente.
2) Determine a regularidade de cada tarefa
No segundo passo você escolherá a frequência de cada atividade. Por exemplo, em sua lista de tarefas com certeza terá: retirar o lixo, arrumar a cama e limpar a cozinha. De acordo com a sua necessidade e costume, você anotará quantas vezes precisará fazer cada uma. Preparamos um exemplo de um jeito simples e prático de planejamento para te ajudar:
- Retirar o lixo: leva 10 minutos, toda segunda, quarta e sexta.
- Arrumar a cama: 5 minutos, todas as manhãs.
- Limpar a cozinha: 1 hora, uma vez por semana.
3) Classifique o tipo de atividade de seu cronograma de limpeza doméstica
Agora que você já tem uma lista completa chegou o momento de classificar o tipo de tarefa, entre manutenção, limpeza ou faxina. Lembrando que a primeira categoria são as atividades mais simples que você faz, diariamente ou semanalmente, para manter a casa organizada. Como arrumar a cama, tirar o lixo, lavar louça e etc.
Na limpeza são as ações que demoram um pouco mais e que já exigem o uso de alguns produtos específicos, como limpar as janelas, a mobília com lustra-móveis, entre outras. Geralmente elas são realizadas uma vez e mais para o final da semana, onde todos que moram na casa podem contribuir sem atrapalhar seus horários.
Por fim, temos a faxina, na qual você precisará de luvas, escovas mais resistentes e produtos fortes. Sem contar o esforço e o tempo em que elas são feitas. Além disso, seu intervalo é maior, sendo no máximo uma vez por mês. Por exemplo, lavar um banheiro inteiro esfregando todas as suas partes (pia, privada, box, tetos …) com limpa banheiros, tira mofo e cândida.
5) Encaixe essas ações em sua rotina
Como última etapa temos o momento em que você encaixa o seu cronograma de limpeza doméstica em seu cotidiano. Ou seja, você adiciona essas informações em sua agenda, planner ou calendário para que possa organizar uma rotina de acordo com as suas necessidades e deveres.
Dessa maneira, além de ter o seu dia, semana e mês organizado de uma forma melhor, ficará mais difícil esquecer ou se sobrecarregar. Afinal, limpeza é uma coisa que não pode deixar de ser feita, mas que também não precisa ser um fardo em sua vida.
Qual a vantagem que um cronograma de limpeza doméstica traz para o meu dia a dia?
Com ele a limpeza deixará de ser algo chato e exaustivo. Sem contar que um ambiente organizado e limpo é fundamental para a nossa saúde mental e o nosso emocional.
Você também ganhará mais tempo em seus dias de folga, já que nunca mais acumulará as suas sujeira até elas se tornarem um pesadelo. Aliás, manter a casa limpa pode virar uma atividade em família se o planejamento do cronograma de limpeza doméstica for criado em conjunto. Inclusive, até as crianças podem participar e aprender o seu papel dentro da manutenção do lar.
Por fim, dividir a faxina em etapas é ideal para a saúde física do seu corpo, especialmente se você possui alguma dor ou problema crônico. Isso também ajudará a evitar futuras lesões e inflamações por sobrecarga de esforço ou movimentos repetitivos.
Agora que você já sabe o que é um cronograma de limpeza, como fazer o seu e quais as vantagens para o dia a dia é hora de planejar o seu. E não se esqueça de acompanhar nosso blog, clicando aqui, para mais dicas que facilitem a sua vida.