Para a maioria dos pais e responsáveis, o começo do ano significa preparar o bolso para comprar a tradicional lista de material escolar. Afinal, é preciso começar o ano letivo com os materiais a disposição do aluno e muitas escolas já passam os itens necessários para todo ano letivo que se inicia.
Por isso preparamos esse artigo. Nele você encontra a ajuda que procura para economizar nesse início de ano.
Como economizar na hora de comprar material escolar?
Em primeiro lugar é preciso estar com a lista correta com todos os materiais do ano em mãos para não comprar itens a mais ou a menos. Principalmente se você pensa em comprar em lojas de atacado ou que vendem por quantidade a preços mais acessíveis.
Além disso, separamos algumas dicas para você poupar ainda mais na hora de fazer suas compras.
1) Reaproveite material do ano passado
Antes de sair para fazer suas compras faça uma revisão nos materiais do ano passado. Com certeza ainda existem lápis, canetas, borrachas e com sorte até caderno em boas condições.
Você também pode separar alguns itens que não serão mais utilizados pelo seu filho para serem doados ou até mesmo trocar objetos com outros pais. Afinal, existem alguns materiais que são necessários apenas em séries específicas. Além de economizar você ainda ensina para seus filhos a importância da sustentabilidade e reutilização no dia a dia.
2) Compre junto com outros pais
Quem disse que comprar em grande quantidade é apenas para empresas? Ao unir forças com outros pais ou responsáveis, você pode obter descontos incríveis. Agrupe as compras e economize sem sacrificar a qualidade dos materiais.
E lembre-se, quando a quantidade de itens for muito grande, a melhor escolha é optar por lojas especializadas na venda de materiais escolares ou de escritório. Isso porque a grande maioria acaba vendendo por atacado, ou seja, os produtos ficam mais baratos que no varejo.
3) Faça uma pesquisa de preço da lista de material escolar
Não compre por impulso ou na primeira papelaria que entrar. Fazer uma comparação de preços entre lojas, tanto físicas quanto online, é o segredo para uma boa economia.
Você também pode analisar se as lojas oferecem algum benefício na lista de compras: desconto, cashback, item extra, etc.
4) Pesquise a qualidade da marca antes de comprar
Realmente às vezes o barato pode sair caro, mas nem sempre é assim com material escolar. Por isso, é importante dar chance para marcas sem tanta fama, mas que tenham qualidade de preço e material.
Ou seja, se encontrar uma marca com um preço mais acessível, pergunte para o funcionário da loja sobre ela e faça uma pesquisa rápida na internet. Dê uma chance às alternativas que podem surpreender positivamente.
5) Promoções de Volta às Aulas
Aproveite as ofertas sazonais! Durante o período de volta às aulas, muitas lojas oferecem descontos significativos. Fique de olho nas promoções para garantir os melhores negócios.
6) Participe de grupos de troca ou doação de material escolar
Hoje em dia o que não falta são grupos online ou entre responsáveis na própria escola que organizam doação ou troca de materiais escolares, especialmente livros didáticos do ano letivo anterior.
7) Planeje com antecedência a sua compra material escolar
A pressa é inimiga do orçamento! Planeje com antecedência para aproveitar descontos e evitar compras impulsivas. O planejamento é a chave para uma volta às aulas financeiramente saudável.
Lembre-se, o sucesso na economia de materiais escolares está nas pequenas ações que somadas fazem uma grande diferença. Esteja preparado, planeje e faça da volta às aulas uma experiência educativa não apenas para o ambiente escolar, mas também para o ambiente familiar.
E para não perder nenhuma novidade ou conteúdo como esse é só seguir nosso Instagram.