Se você acompanha nossas redes sociais ou nosso blog já viu nossas excelentes dicas para limpar a casa. Mas, você sabia que é possível fazer uma faxina rápida?
Leia até o fim para descobrir como economizar tempo na hora de limpar a casa.
Como fazer uma faxina rápida?
1) Após tirar o pó, limpe os tecidos e estofados
Como já te ensinamos, o pó deve ser a primeira coisa a se fazer na hora de uma faxina rápida. Em seguida, para uma limpeza eficiente é preciso limpar os tecidos e estofados da casa. Ou seja, sofás, poltronas, puffs, cortinas e roupa de cama nos quartos.
Você pode limpar estofados com panos secos ou levemente úmidos. Ou então, aproveitar o aspirador de pó que será usado para limpar as cortinas.
Já para roupas de cama, o recomendado por profissionais de saúde é lavar lençóis e fronhas uma vez por semana. Nesse dia também é indicado deixar o colchão e travesseiros arejados por algumas horas.
2) Deixe os produtos de limpeza agirem no banheiro e na cozinha
Você sabia que pode poupar muito tempo em sua faxina se deixar os produtos agirem? Isso mesmo, se você começar organizando o banheiro e a cozinha para conseguir que os produtos fiquem “de molho”, poupará um grande esforço.
Lembre-se que esses cômodos são os que possuem as piores sujeiras e as mais difíceis de serem limpas. Por isso, é importante deixar que os produtos fiquem um tempo em contato com a sujeira, seja gordura, mofo ou mancha.
E para ganhar ainda mais tempo, você pode organizar outros cômodos enquanto esses produtos amolecem a sujeira.
3) Comece pelo último cômodo
Uma das regras básicas para não dobrar seu esforço limpando a casa é começar pelo último ambiente. Ou, como muitas pessoas dizem, de trás para frente.
Dessa forma você evita que a poeira ou os resíduos do cômodo sujo entrem nos locais que já estão limpos.
4) Faxina rápida: Foque nas prioridades
Por fim, para que você faça uma faxina rápida é preciso focar só no que realmente precisa ser limpo naquele momento. Assim, você não perde o seu dia todo na limpeza e não sai do seu cronograma.
Ou seja, para esses dias de limpezas curta foque na bagunça que está à vista. Deixe a organização de armários, guarda-roupas e limpezas mais específicas, como a lavagem de tapetes, para o dia da faxina pesada.
Com todas essas dicas ficou mais fácil entender como fazer uma faxina rápida, não é mesmo? Mas ainda não acabamos:
Dicas extras!
Para fechar com chave de ouro separamos mais alguns artigos que poderão te ajudar: