Você sabia que os tipos de vassoura importam, e muito, na hora da limpeza? Isso mesmo, existem modelos específicos para cada tarefa. Por isso, escolher a vassoura certa pode fazer toda a diferença na qualidade da limpeza.
Neste guia completo, você aprenderá como selecionar os tipos de vassouras ideais para cada tarefa de limpeza.
Como escolher os melhores tipos de vassoura?
A escolha certa depende da limpeza que você fará. Não existe uma vassoura melhor ou pior, mas sim a mais adequada para aquela tarefa. Por isso, separamos os principais tipos do mercado e para qual situação elas servem.
1) Cerdas finas
Também conhecidas como cerdas macias, essas vassouras são indicadas para pisos de cerâmica, porcelanato, madeira e outros que exigem mais cuidado e delicadeza. Mas nada o impede de usar em pisos mais robustos, basta ter em mente que sua função é limpar o chão sem muita pressão ou força e que suas cerdas são menores.
Inclusive, esse modelo acaba sendo ideal para limpezas regulares ou para sujeiras superficiais internas, como poeira. Geralmente toda casa tem uma dessas para limpezas do dia a dia.
2) Cerdas duras
Também conhecidas como vassouras para quintais ou de nylon. Elas são aquelas com cerdas mais grossas, longas e resistentes. Podem ser de material natural ou sintético, como é o caso da vassoura de piaçava que você encontra nas duas opções.
Indicadas para limpezas mais pesadas, como remoção de manchas ou sujeiras que precisam de esfregação. Não pode ser utilizado em pisos que riscam com facilidade ou que exijam cuidados específicos. Geralmente são usadas em obras e reformas, nos quintais, calçadas e área externa de edifícios.
3) Tipos de vassoura: cerdas mistas
Como o nome já diz ela é feita de uma mistura de cerdas macias e duras. Muitas vezes as mais firmes formam a parte externa enquanto as mais delicadas ficam na parte interna.
São as melhores escolhas para a limpeza e manutenção de cozinhas, lavanderias e banheiros. Isso porque esse modelo pode otimizar, e muito, a limpeza de sujeiras superficiais ou até mesmo em faxinas mais pesadas.
4) Mop
Elas são, sem dúvidas, uma das mais desejadas e contam com diferentes modelos. Também podem parecer esfregões, já que são compostas com uma base de tecido regular com tiras que esfregam o chão.
Alguns modelos possuem a base redonda, muitas vezes acompanhados de um balde específico, enquanto outros são quadrados. Ambas são muito utilizadas e recomendadas para ambientes internos. Ajudam tanto nas limpezas mais pesadas quanto nas rotineiras.
6) Elétrica
Por fim temos a opção elétrica. Também conhecidas como aspirador vertical, devido a semelhança com esses aparelhos. Atualmente o mercado conta com diversas opções para quem quer mais facilidade e praticidade no dia a dia.
Algumas opções ainda contam com bateria e não exigem a necessidade de estarem conectadas na tomada para funcionar.
Dica Boca a Boca: Como limpar os diferentes tipos de vassoura?
Além de escolher a sua vassoura corretamente, saber como mantê-la em ordem é importante para que ela dure bastante. Por isso resolvemos separar uma dica extra para você.
Independente da vassoura que escolher para a faxina (com exceção da elétrica), sempre a guarde limpa. Para isso você pode dar leves batidas na parede ou recolher pelos, cabelos e poeiras presos com a própria mão dentro de uma sacola.
Também é importante desinfetar ela após o uso quando limpar calçadas, obras ou quintal e garagem muito sujos. Não esqueça de lavá-la a cada 15 dias com uma mistura de água e detergente ou água e desinfetante, enxaguar e deixar secar com as cerdas para cima em um lugar arejado e com sombra.
Mas caso prefira uma receita de solução caseira, misturar 2 litros de água morna com 50ml de vinagre é uma boa opção. Nesse caso precisa deixar a vassoura de molho por 30 minutos para depois enxaguar bem e deixar secando com as cerdas para cima.
Agora você não terá mais problemas na hora de escolher os tipos de vassoura ideal para sua casa, não é mesmo? Acessando nosso blog você continua aprendendo sobre dicas práticas de limpeza, organização e manutenção do lar.