Limpar tapetes por conta própria é mais fácil do que parece. Claro, assim como a limpeza de sofás precisa de atenção a etiquetas e aos produtos que serão utilizados. Afinal, você não quer correr o risco de piorar uma mancha ou deixar o tecido descolorido.
Então, para te ajudar o Boca a Boca preparou esse artigo. Continuando a leitura você aprende dicas para uma limpeza correta e segura.
Como limpar tapetes corretamente?
Primeiramente você precisa conferir a etiqueta de seu tapete, já que nela contém o material do tecido e quais produtos podem ser utilizados. Depois dessa análise, você terá certeza qual a melhor abordagem para aquele tipo de tecido. Afinal, cada material tem suas particularidades.
Em segundo lugar, é necessário fazer uma limpeza prévia com aspirador ou vassoura para tirar o pó e possíveis pelos de animais. Isso facilitará a limpeza mais pesada.
Agora, confira algumas dicas para os principais tipos de tecido:
1) Felpudos
Para tapetes assim é recomendado apenas detergente neutro (100 ml) em 2 litros de água como solução de limpeza. Após misturar esses ingredientes jogue-os sobre o tapete e faça movimentos leves e sempre na direção dos pelos.
Se necessário, deixe de molho por aproximadamente 10 minutos para então enxaguar. Ah, e você também pode misturar uma tampinha de amaciante em 2 litros de água e esfregar novamente com cuidado, para finalizar. Mas, é preciso se certificar que todo o amaciante tenha sido enxaguado antes de colocar o tapete para secar.
2) Tecido em geral
Para a maioria dos tecidos uma solução com 2 litros de água morna, 100 ml de detergente neutro e 3 xícaras de chá de vinagre é suficiente. Assim como nos tapetes felpudos, basta despejar essa mistura sobre o tapete e escovar sem muita força sua superfície.
Escovas e esponjas macias são as melhores opções para te auxiliar na limpeza. Depois de esfregado, basta retirar o excesso com um pano limpo úmido em água morna.
Se achar necessário, pode repetir para ter certeza que toda a mistura foi retirada. Por fim é só deixar secar em um local bem arejado de maneira natural.
3) Como limpar tapetes: a seco
Agora se você não quer, ou não pode, utilizar água para limpar tapetes basta misturar bicarbonato de sódio e amido de milho. Isso mesmo, esses ingredientes que quase sempre estão na cozinha se tornam seu maior aliado na limpeza.
Misture partes iguais dos produtos de acordo com o tamanho de seu tapete, por exemplo, 1 xícara de bicarbonato e 1 de amido de milho. Em seguida polvilhe com cuidado sobre toda a superfície e deixe agir por 30 minutos.
Como finalização basta aspirar o tapete com atenção para retirar a solução polvilhada.
4) Tapete feito com pelos
Esse é, sem dúvidas, o tapete que exige mais cuidado na hora da lavagem. Inclusive, só pode ser limpo com sabão neutro e água o suficiente para molhar, nada de despejar baldes de água ou usar mangueira.
Também é preciso usar somente escovas macias e fazer movimentos delicados para não estragar ou soltar os pelos. Depois de esfregar o sabão neutro no tapete levemente molhado chegou a hora de enxaguar utilizando uma quantidade mínima de água.
Por fim, depois de seco em local arejado basta pentear e desembaraçar os pelos com uma escova macia e de forma suave.
Agora você já sabe como limpar tapetes corretamente, não é mesmo? Acompanhe nosso blog para mais dicas de como manter sua casa limpa e organizada.