Talvez uma das piores atividades de manutenção da cozinha seja limpar fogão. Principalmente depois de frituras, leite queimado ou comidas com muito molho. Mas, sabia que com um passo a passo inteligente esta limpeza se torna mais prazerosa?
Sim, você terá um enorme prazer em ver seu fogão limpinho, praticamente novo sem gastar esforços desnecessários ou chegar a exaustão. Para descobrir como isso é possível, continue a leitura.
Como limpar fogão sem dificuldades?
Antes de começar a limpeza é importante se certificar que ele está desligado da tomada. Para sua segurança também é aconselhado fechar o registro do gás, sendo encanado ou de botijão.
Além disso, é fundamental ler o rótulo e modo se uso dos produtos que você estiver utilizando para evitar acidentes ou intoxicação. Depois disso, é o momento de colocar a mão na massa.
1) Retire os botões, grades de ferro e bocas do fogão
Para começar a limpeza é necessário tirar os acessórios, por assim dizer, de seu fogão. Então, remova as grades de ferro (inclusive as prateleiras removíveis do forno), as bocas e os botões. A grande maioria dos modelos dos últimos anos possuem a opção de removê-los para otimizar a limpeza.
Depois de retirados, deixe-os descansar em produtos para a limpeza do fogão, em soluções com água morna, vinagre e bicarbonato ou se preferir detergente neutro. Assim, enquanto você limpa o restante a gordura e sujeira deles se dissolverão.
2) Limpe a superfície externa
Agora que a superfície está livre, passe primeiramente uma esponja (usando o lado macio) com detergente neutro. Depois, passe um papel toalha para retirar o produto e a sujeira. Para uma limpeza mais pesada, utilize produtos próprios para o material de seu fogão ou uma mistura com bicarbonato, água e vinagre.
Ela é super prática e remove praticamente qualquer gordura. Basta misturar 10ml de vinagre branco em 500ml de água morna. Deixe agir entre 5 e 10 minutos para amolecer a sujeira. Em seguida esfregue com cuidado para não riscar a superfície. Se necessário repita a ação para garantir uma limpeza eficaz. Para finalizar é só passar um pano umedecido no fogão e deixar secar.
3) Termine a limpeza dos acessórios para limpar fogão corretamente
Chegou o momento de tirar as peças (botões, bocas e grades) do molho e esfregá-las. Para os objetos mais sensíveis, feito de plástico, por exemplo, utilize o lado macio da esponja com pouca força. Em seguida enxágue e deixe secar.
Já para as grades e bocas, por serem feitas de materiais mais resistentes e estarem em contato direto com a gordura, é recomendado usar palhas de aço. Isso porque além de remover todos os resíduos, elas te ajudarão a poupar esforços. Fique confortável para usar o quanto de força achar necessário. Por fim, enxágue e deixe secar naturalmente antes de colocar no lugar.
4) Limpe o forno interior
Uma das etapas mais temidas é a limpeza do forno interior, já que ela retém toda a gordura liberada nos preparos. Especialmente aqueles com proteínas assadas. Para facilitar esta limpeza, utilize produtos limpa forno ou uma solução com vinagre, água e bicarbonato.
Uma das receitas mais eficazes é: ¼ de vinagre branco para ¾ de água e uma colher de sopa de bicarbonato. Se você for utilizar detergente neutro, essa mistura ou um de seus ingredientes sozinhos, deixe o forno e suas peças na solução por 30 minutos.
Em seguida é só esfregar com uma esponja, lembrando que no vidro é com a parte macia. Por fim, passe um pano úmido e um pano limpo seco para finalizar a limpeza.
Pronto! Seu fogão estará limpo como novo e você não estará com dores ou terá perdido o seu dia. Ah, acompanhando nosso blog você aprende dicas e passo a passo para uma limpeza e manutenção de casa descomplicada.