O piso vinílico vem ganhando mais espaço a cada dia que passa, tanto no mundo das decorações quanto nos corações das donas e donos de casa. Isso porque, além de ser mais econômico e fácil de aplicar, se conservado corretamente ele pode durar até 15 anos.
Ou seja, esse investimento vale muito a pena. Mas, como dito acima, para ele durar esses longos anos é necessário ter os cuidados corretos. Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a fazer valer cada centavo do seu investimento.
Ao final dessa leitura você terá aprendido dicas práticas e seguras para manter seu piso por muito tempo. Vamos começar?
Como cuidar de seu piso vinílico corretamente?
Em primeiro lugar é importante salientar que além da qualidade do produto, a instalação por um profissional de confiança também pesa na duração do seu piso. Isso porque, se instalado de maneira incorreta ele pode descolar, descascar ou criar bolhas ao longo do tempo.
Quanto à qualidade, precisamos destacar que uma marca de confiança vale muito a pena. Além de garantir muitos anos de brilho, ainda te livra de problemas como: desníveis ou bolhas de infiltração.
Agora, para uma boa manutenção e cuidados com o piso no dia a dia, separamos as seguintes dicas:
1) Faça uma limpeza diária
Assim como o porcelanato, o piso vinílico também exige cuidados constantes. Então, seja de manhã, à tarde ou à noite, passe uma vassoura de cerdas macias ou aspirador diariamente para não acumular sujeiras.
Dessa maneira você também evita riscos desnecessários causados por algum tipo de sujeira que possa ter vindo de calçados ou patas de animais de estimação.
Ah, e sempre que derramar algo limpe imediatamente. Assim você evita manchas permanentes ou um esforço desnecessário.
2) Use somente detergente neutro como produto químico
É de extrema importância utilizar somente detergente neutro na limpeza de seu piso, já que produtos químicos (especialmente aqueles à base de solvente) o danificam permanentemente.
Para limpar de forma segura o correto é primeiro varrer ou passar o aspirador, depois diluir algumas gotas do detergente neutro em um balde com água para o seu pano ou mob. Em seguida, tire o excesso do pano, passe delicadamente e espere secar.
3) Evite água em abundância
Outro ponto importante é evitar a água em abundância. Principalmente em ambientes que costumam ser mais úmidos como banheiros e cozinhas.
Isso porque ao ficar em contato direto ou excessivo com a água, o piso pode manchar, descolar ou até mesmo estufar.
4) Cubra os pés da mobília
Um cuidado muito bacana é cobrir os pés da mobília para não ficar riscando o piso. Em lojas de materiais de construção ou de variedades você encontra os famosos “pézinhos” de móveis feitos com tecido e cola.
Mas, nada impede você de criar o seu. Geralmente o tecido mais indicado para isso é o feltro, já que ele é bem macio e acessível.
5) Utilize a cera para piso vinílico com moderação
Por fim, use a cera própria para o piso vinílico com cuidado. Durante a manutenção diária e a limpeza imediata de coisas que podem manchar, você pode utilizar a cera seguindo as instruções no rótulo.
Lembre-se de evitar excessos. Afinal, além de não ser uma tarefa fácil, por ter mais componentes químicos do que o detergente neutro, a cera em grande quantidade pode diminuir a vida útil do piso.
Pronto! Agora você já sabe como cuidar do seu piso vinílico de uma maneira segura e prática para fazer seu investimento render muito tempo. Lembrando que em nosso blog você encontra mais dicas simples e eficazes de cuidado para sua casa. Como, por exemplo: