Os produtos de limpeza são grandes aliados na hora de manter a sua casa em ordem. Seja nas manutenções diárias ou nas faxinas pesadas. Mas, para você aproveitar ao máximo tudo o que ele pode oferecer é preciso usá-lo corretamente.
Aliás, a grande maioria das pessoas acreditam que estão utilizando da maneira certa, quando na verdade estão se expondo a risco de acidentes e ao desperdício. Então, para descobrir qual a forma indicada de usar esse tipo de ferramenta para faxina é só continuar a leitura.
Como utilizar os produtos de limpeza do jeito certo?
Bom, você já viu algumas dicas aqui em nosso blog sobre como evitar o desperdício e como é extremamente importante não misturar dois ou mais tipos de agentes de limpeza, não é mesmo?
Agora chegou a hora de aprender mais alguns passos fundamentais no uso destes produtos. Afinal, você não quer acabar com uma intoxicação, alergia ou mobília estragada no lugar de uma casa limpa.
1) Leia sempre a embalagem antes de usar ou comprar
Pode parecer besteira, mas ler a embalagem dos produtos de limpeza é algo extremamente importante. Isso porque nela você aprende a maneira correta para usá-lo, instruções para a sua segurança, e claro, para o que ele é recomendado.
Inclusive, são nos rótulos que você encontra o modo indicado para diluição dele em água, o tempo que deve deixar agir e os seus componentes para saber se você tem alergia ou não.
Então, antes mesmo de comprar qualquer produto químico para faxina, leia a embalagem para ver se ele é seguro para você e se vai corresponder com as suas necessidades.
2) Nunca use produtos de limpeza fora da validade
Como segundo passo, que também é crucial para a sua segurança e a integridade de seus bens, nunca use produtos fora da validade. Mesmo que tenha passado apenas dias desse vencimento.
Se o fabricante estipulou uma data para não usar mais é porque ele pode ser mais prejudicial do que benéfico após esse período. Desde os produtos mais simples, como detergente de pia, aos mais potentes, como CIF, desengordurantes ou tira mofo.
Lembre-se que todos eles são formados por componentes químicos que podem ser ainda mais abrasivos ou tóxicos com o passar do tempo.
Não usar essas soluções de limpeza vencidas é especialmente importante para a sua saúde e proteção, já que você nunca sabe o que esses vencimentos podem fazer com o produto. É comum pessoas apresentarem alergias, queimaduras na pele e intoxicação por utilizá-los após o seu vencimento.
3) Utilize equipamentos de proteção
Outra coisa importante para você usar os produtos de limpeza do jeito certo é estar com equipamentos de segurança durante o uso. Como luvas, evitar chinelos ou roupas curtas e colocar óculos de proteção e máscara em alguns casos. Lembrando que esses itens são indicados no rótulo do produto.
Outra dica valiosa é tentar usar roupas mais longas e tênis no lugar de shorts e chinelos, especialmente nos dias de faxina mais pesada. Afinal, provavelmente você usará produtos mais fortes como água sanitária. Assim você estará evitando o contato direto com substâncias que podem agravar alergias ou machucados.
Por fim, se você tiver alguma sensibilidade na pele ou ferida, use luvas até mesmo para lavar louças ou mexer no sabão em pó.
4) Dê preferência para os produtos de limpeza corretos
Sempre conheça quais os produtos que você deve usar para limpar cada ambiente ou objeto. Desse jeito, além de você evitar prejuízos com mobílias e itens manchados, a sua limpeza será mais eficiente e menos cansativa.
Por exemplo, imagine que você tenha derramado algo no sofá e o produto de limpeza mais próximo é a água sanitária. Por ser um bom agente na faxina, você imagina que umas gotinhas não são um problema e resolve passar onde está sujo. Só que depois de um tempo você percebe que onde tinha a sujeira, que agora está limpo, manchou e acabou estragando o estofado. Isso não aconteceria se tivesse pego o produto indicado no lugar do que estava mais perto.
Outro exemplo bem comum, e que apresenta certos riscos para a segurança, é o sabão em pó para limpar o chão. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o desinfetante e o limpa piso são mais eficazes e ajudam a economizar tempo e energia. Isso sem contar que são mais seguros pois não deixam o piso escorregadio.
Agora ficou muito mais fácil saber como usar cada produto de limpeza da maneira correta, não é mesmo? Para descobrir mais dicas de limpeza e manutenção do lar é só seguir nossas redes sociais, Facebook e Instagram.