Como cobrar seus clientes de forma respeitosa?

Com certeza, no mundo do trabalho autônomo, você terá que cobrar seus clientes em algum momento. Seja na entrega do trabalho, seja uma parcela que está atrasada ou até um sinal para o começo do serviço. Ainda mais em tempos de crise, quando, infelizmente, o número de atrasos nos pagamentos aumentam. Por isso, hoje vamos te dar algumas dicas sobre como cobrar seus clientes de forma respeitosa.

Afinal, ninguém merece receber inúmeras ligações de cobrança grosseira, não é mesmo? Então, vamos começar?

Como cobrar seu cliente?

Em primeiro lugar, não existe maneira correta de fazer qualquer tipo de cobrança. Porém, existem sim atitudes que você não deve ter no momento de tal cobrança. Isso porque, segundo a lei do Direito do Consumidor, nenhuma pessoa pode se sentir ameaçada, coagida ou humilhada na hora de qualquer cobrança.

Então, para evitar uma dor de cabeça maior do que a falta de pagamento, separamos algumas dicas para você. Com elas, cobrar seus clientes de forma respeitosa e com empatia será natural:

#1 Tenha todas as informações em mãos

Primeiramente, é fundamental ter em mãos todas as informações necessárias para cobrar seu cliente. Desde o nome do cliente, endereço e data que foi realizado o serviço, até o valor a ser cobrado. Além de não cometer nenhum erro ou gafe, você consegue ter uma organização melhor de suas contas e orçamento.

#2 Atenção ao tom de voz ao cobrar seus clientes

Sem dúvidas a segunda dica precisa ser sobre o tom de voz. Afinal, ninguém merece ligações ou mensagens que passam a ideia de que alguém está gritando com você. Além de constranger seu cliente, quando você tem essa postura agressiva, a chance da resposta ser da mesma maneira é muito alta.

Ou seja, nenhum acordo será feito e você ainda corre o risco de ficar sem ver um centavo. E claro, dependendo da pessoa e da confusão criada, ainda é capaz de você sair com um processo nas costas.

#3 Escolha as palavras certas

Seja por ligação, e-mail, mensagem no whatsapp ou outros aplicativos, saber escolher as palavras certas para uma cobrança é fundamental. Não basta ser profissional em situações assim, é preciso se conectar com o cliente para ele não receber essa cobrança de forma negativa.

Para isso, tente estabelecer uma comunicação mais tranquila e educada, perguntando como está a situação dele, por exemplo. Faça com que seus clientes saibam que você entende o momento difícil que vivemos, ou a situação que ele possa estar passando.

Quando o cliente se sente compreendido e respeitado, as chances dele agilizar o pagamento são maiores.  

#4 Não use o primeiro contato para cobrar seus clientes

Outra dica bacana é não ser extremamente direto no primeiro contato de cobrança. Use essa primeira comunicação para lembrar que existe um valor que ainda falta ser pago. Mas, também demonstrar simpatia e profissionalismo.

Por exemplo, você pode enviar um e-mail perguntando como o cliente está e qual a avaliação dele sobre o serviço prestado. Nessa mensagem, você pode deixar um lembrete de tudo que foi feito, o valor acordado, a parcela que já foi paga, o valor pendente e os seus dados bancários. Deixe esse trecho o mais completo possível para ele se recordar de tudo que foi combinado e entregue. 

#5 Sempre esteja pronto para negociar valores

Por fim, outra dica muito importante é estar aberto às negociações. Até porque é melhor receber o valor parcelado ou com algum desconto do que não receber nada, não é mesmo? Principalmente nos tempos de crise em que vivemos.

Pronto! Agora você já sabe alguns passos para fazer uma cobrança respeitosa. Para mais dicas como essa, fique de olho em nosso blog clicando aqui. e também em nosso Instagram.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *