Como dar aula online: 4 dicas para professores iniciantes

A pandemia e o isolamento social fizeram com que algumas tendências crescessem mais rapidamente. Um bom exemplo são as mudanças na área de educação, que conta cada vez mais com o uso da tecnologia para viabilizar o ensino. Isso sem contar que dar aula online acabou sendo a grande saída para os professores manterem sua fonte de renda.

Mas, será que as aulas online seguem o mesmo padrão que as presenciais? Para te ajudar nesse novo contexto, separamos 4 dicas essenciais para você dar aula de maneira efetiva.

Seja para você, professor que procura uma renda extra, ou para professores iniciantes que desejam ganhar experiência nas diferentes formas de lecionar. Então, vamos começar?

Como organizar o espaço para dar aula online?

Antes de mais nada, você vai precisar de um computador com acessórios como câmera, microfone e claro, uma conexão boa com a internet. Afinal, toda interação, desde a aula em si até a comunicação e entregas de tarefas será pela própria internet.

Também é importante separar um local específico para ser o seu ambiente de trabalho. E lembre-se, mesmo que você não tenha um escritório ou um quarto exclusivo para o trabalho, separe um canto da sala ou da mesa para poder se concentrar, combinado?

Basta escolher um lugar com boa iluminação e com menos barulho possível para montar sua “sala de aula”. Outra dica é ter uma cadeira confortável para você não sentir dor nas costas no final do dia.

Dicas sobre como dar aula online

1) Saiba o tipo de aula que você quer dar

Em primeiro lugar, é preciso escolher entre dar aula online ao vivo ou gravadas.

Geralmente, as aulas gravadas costumam fazer parte de cursos, o que pode exigir um pouco mais de trabalho e dedicação para edição do material e divulgação.

Já para as aulas ao vivo, você pode optar por aulas de reforço, aulas de idiomas ou matérias específicas e até mesmo em formato de curso intensivo.

Tudo vai depender dos seus objetivos profissionais, sua agenda, os equipamentos disponíveis e sua meta de renda mensal. Tenha sempre em mente que, independentemente do tipo de aula, você precisará reservar um tempo para fazer seus planejamentos, preparar e selecionar todo o material didático necessário e cuidar da sua divulgação.

2) Procure as melhores plataformas para conquistar novos alunos

Em segundo lugar, é fundamental conhecer as melhores plataformas disponíveis.

Enquanto algumas são gratuitas, outras acabam cobrando uma porcentagem por aula finalizada, curso vendido ou até mesmo uma taxa por divulgação de seus serviços. Por isso, além de saber quais as melhores opções para cursos ou aulas online, é sempre bom saber como cada uma funciona.

Por exemplo, algumas plataformas para divulgação de seus serviços como professor particular ou de reforço são:

Agora, se você quer elaborar um curso completo e disponibilizar em alguma plataforma que vende cursos, temos:

Vale lembrar que existem mais plataformas, ok? Nós selecionamos os principais ou mais procurados no momento da criação deste artigo.

3) Entenda o seu aluno

Com certeza você já deve ter percebido que conhecer seus alunos ajuda, e muito, na hora de ensinar, não é mesmo? E essas informações também são extremamente valiosas nas aulas online, principalmente nos casos de aulas particulares ou de reforço.

Com essas observações individuais de cada aluno você pode tornar o conteúdo da aula ainda mais interessante. Afinal, nas aulas à distância o professor tem um desafio ainda maior de reter a atenção do aluno.

Você disputará com distrações familiares, videogames, streamings e a própria internet. Ou seja, estabelecer uma boa comunicação é primordial para ter sucesso nesse segmento.

Por isso, uma dica de ouro é dar uma aula de demonstração gratuita antes de fechar qualquer negociação. Você poderá conversar com seus alunos em potencial para conhecê-los melhor, desde suas expectativas com o curso/aulas até métodos de estudo e aprendizagem que costumam funcionar melhor.

Esse momento também é importante, principalmente com os clientes responsáveis pelos pagamentos, pois você “venderá o seu peixe”, reforçando todas as vantagens ao fechar um pacote de aulas.

4) Deixe a aula mais interativa

Por fim, é importante reforçar que você competirá pela atenção do aluno com várias opções mais atrativas. Seja a vontade de navegar pelas redes sociais ou tirar aquele cochilo de 5 minutos. Justamente por isso, suas aulas precisam ser o mais interativas possíveis.

Isso pode ser feito no momento dos exercícios ou tempo dedicado para perguntas. Também pode ser uma estratégia interessante para abordar temas mais chatos, cansativos ou complicados.

Tenha em mente que no ensino à distância o aluno acaba tendo uma responsabilidade e autonomia maior pelo seu aprendizado. Por isso, o professor tem um papel ainda mais importante para despertar o interesse nesse processo.

Pronto! Com essas dicas sobre como dar aula online você já consegue começar a se aventurar para ganhar uma renda extra ou experiência na docência.

E para colocar em prática, que tal criar o seu anúncio para conquistar o primeiro aluno? É só fazer o download do nosso aplicativo Boca a Boca, preencher o seu cadastro gratuito e criar o anúncio das suas aulas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *