Você sabe limpar ventilador do jeito certo?

Com as altas temperaturas do verão, eletrodomésticos que ventilam ou que diminuem a temperatura do ambiente se tornam indispensáveis. Mas, o que muitos não sabem é como fazer a limpeza corretamente. Por isso, hoje você aprenderá a limpar o ventilador de um jeito prático e seguro.

Como limpar o ventilador corretamente?

É importante destacar que a sua segurança deve estar em primeiro lugar nesse momento. Então, tenha certeza que o ventilador está desligado, inclusive da tomada, antes de começar a limpeza.

Também é importante estar com o manual por perto, já que para uma limpeza mais eficiente é preciso saber desmontar e montar as partes do ventilador.

1) Desmonte com cuidado

Antes de começar a limpar é preciso desmontar o ventilador com calma e paciência para não quebrar nenhuma peça. Caso não se lembre o passo a passo, consulte o manual do produto. Você também pode encontrar a grande maioria dos manuais no formato digital, consultando o site do fabricante.

2) Passe um pano úmido nas peças

Assim que ele estiver desmontado, passe um pano limpo e umedecido para tirar o excesso de sujeira de todas as peças. Quanto à parte que protege o motor (geralmente atrás das pás), passe o pano com muito cuidado e sem deixar a região úmida.

3) Coloque as partes removíveis de molho no detergente para limpar ventilador

Agora chegou a hora de limpar as partes mais sujas do ventilador. Elas são as pás e as grades que ficam em contato com as poeiras, gorduras e outras sujeiras do ambiente.

Para ter certeza que elas vão ficar limpas, coloque-as em uma bacia com água e uma colher de sopa de detergente neutro por alguns minutos. Além de eliminar as gorduras, esse processo facilita a limpeza com a esponja.

4) Esfregue delicadamente as peças com uma esponja

Com o lado macio da esponja (para evitar riscos no plástico) esfregue sem força as peças que você acabou de tirar da bacia com detergente. Em seguida, enxague em água corrente. Por fim, deixe elas secarem naturalmente, mas sem estar em contato direto com o sol.

5) Monte novamente o seu ventilador

Por fim, quando tiver certeza que todas as peças estão enxutas, está na hora de remontar o seu ventilador. Lembrando que é preciso paciência e jeito no lugar da força para não quebrar nenhuma peça.

Você pode consultar o passo a passo de montagem no manual do produto para facilitar as etapas. Depois disso é só colocar na tomada e começar a se refrescar.

Dica extra Boca a Boca: Não espere um mês para limpar ventilador

Assim como toda a manutenção e limpeza, o ventilador também não precisa estar imundo para ser limpo. Ou seja, uma vez por semana passe um pano seco nas partes exteriores para evitar o acúmulo de sujeiras.

Também é importante reservar um espaço no seu cronograma de limpeza para uma faxina mais atenciosa, seguindo o passo a passo acima. Se você passar o pano regularmente, dá para deixar a lavagem para uma vez a cada 45 dias.

Viu como limpar ventilador não precisa ser uma dor de cabeça? Visitando nosso blog você encontra mais dicas, passo a passo e outros conteúdos para te ajudar na limpeza e organização de sua casa.

A seguir você confere algumas dicas que possam te interessar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *