Encanadores: como abrir um negócio de sucesso?

Com os recentes anos caóticos e suas muitas mudanças, vários trabalhadores optaram por abrir seu próprio negócio. Especialmente prestadores de serviços como encanadores, encanadores hidráulicos, eletricistas, empreiteiros ou até mesmo pintores.

Afinal, com as pessoas cada vez mais em casa por causa da pandemia, essas áreas de manutenção, construção e até mesmo decoração acabaram crescendo. 

Porém, não importa o quanto o profissional seja bom, se ele não estiver preparado para o universo de empreendedorismo e gerência, o negócio corre um grande risco. Mas, não é preciso desespero. Nós do Boca a boca separamos algumas dicas para os encanadores profissionais que querem abrir seu próprio negócio.Vamos conferir?

5 dicas para encanadores abrirem um negócio de sucesso e conquistarem bons clientes

1) Entenda o básico de empreendedorismo

Ser um empreendedor nada mais é do que possuir uma empresa, seja grande ou pequena. Por isso, para aumentar as chances de sucesso do seu negócio você precisa entender as “regras” e conhecimentos básicos do universo do empreendedorismo. 

E isso inclui alguns detalhes importantes como marketing, contabilidade, controle de caixa e etc. E não é tão complicado aprender sobre o assunto, já que o Sebrae oferece cursos e conteúdos gratuitos para te ajudar nessa jornada empresarial. Principalmente para quem está começando do zero e tem um negócio pequeno com potencial de crescimento.

2) Abra um MEI para encanadores autônomo

Para você ser um empreendedor, ou seja, ter a sua empresa, você precisa de um CNPJ. E o MEI é o mais indicado para quem está empreendendo pela primeira vez ou tem um negócio pequeno.

E a melhor parte é que esse processo é simples e você pode começar agora mesmo. Inclusive nós já produzimos um artigo explicando o passo a passo, as vantagens e o que é ser um micro empreendedor no Brasil atual. Para relembrar esse nosso conteúdo, basta clicar aqui!

3) Use uniformes ou roupas adequadas

Sem dúvidas pessoas uniformizadas passam mais segurança e seriedade. E não seria diferente com encanadores, especialmente se no uniforme tiver o logo ou o nome da empresa. Com eles você também consegue criar uma imagem relevante para a sua empresa.

Esses pequenos detalhes e cuidados com a vestimenta demonstram sua seriedade com o trabalho e a qualidade desde o primeiro contato com o cliente. 

3) Capacite e estimule a sua equipe de encanadores

Sua empresa já possui alguns funcionários? Então temos uma dica valiosa: De nada adianta contratar os melhores encanadores residenciais, hidráulicos ou de outra especialidade para a sua empresa se você não conseguir extrair o melhor deles. Por isso, sempre faça com que eles se sintam estimulados e motivados a trabalharem e se tornarem cada vez melhor.

E falando em melhorar, sabemos que hoje em dia tudo muda muito rápido. E isso também vale para a área de encanamentos. Afinal, de tempos em tempos surge uma nova técnica, ferramenta ou até mesmo produto que melhora os resultados do trabalho. E isso quer dizer que você e a sua equipe precisam estar sempre atualizados para conseguir oferecer um serviço de qualidade. 

4) Abra uma conta no Google Meu Negócio

Todo negócio precisa de divulgação, certo? Além das mídias sociais, outra ferramenta que ajuda na credibilidade é o Google Meu Negócio. Isso mesmo, ela será uma excelente aliada na divulgação de seus serviços de encanador. Mas, como isso é possível?

Sabe quando você digita o nome de algum consultório, empresa ou loja no google e aparece aquela caixa na lateral com endereço, telefone, avaliações de cliente e muito mais?  Então, isso é o Google Meu Negócio. Com ele fica mais fácil dos clientes te encontrarem na internet.

Ah, e você pode utilizar as outras ferramentas e serviços nessa conta Google para deixar tudo da empresa em um só lugar.

5) Trabalhe com diversas formas de pagamento

Por fim, fica a última dica que é aceitar diversas formas de pagamentos: transferência bancária (PIX, TED, DOC), cartão de crédito e débito. Procure oferecer o máximo de possibilidades para o seu cliente, isso ajudará na hora de fechar alguns serviços maiores onde o pagamento em dinheiro se torna mais inviável. 

Lembre-se que hoje em dia é muito difícil encontrar pessoas que utilizem cheque ou andem com grandes quantias de dinheiro. Sem contar que acaba sendo mais seguro para você possuir uma maquininha de cartão ou uma conta em uma das diversas plataformas digitais para receber PIX ou pagamentos por QR Code.

Com essas dicas fica mais fácil começar o estruturar melhor o seu negócio, não é mesmo?

Agora, para mais conteúdos como esse é só seguir nossas redes sociais, Instagram ou Facebook. Se preferir, também pode acompanhar diretamente no nosso blog clicando aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *