Satisfação do cliente e sua importância para o profissional autônomo

Dia 15 de março foi o Dia do Consumidor e nós queremos saber: como anda a sua relação com seus clientes? Você acha que eles estão satisfeitos? A satisfação do cliente é fundamental em qualquer tipo de negócio. Mas não se fala muito sobre a sua importância para um profissional autônomo, não é mesmo?

De forma geral, podemos dizer que ela é um dos grandes diferenciais para garantir o seu trabalho e sustento. Por isso, no artigo de hoje falaremos mais sobre esse assunto. Além disso, vamos te passar algumas dicas para começar a colocar em prática o quanto antes. Vamos nessa?

A importância da satisfação do cliente para o profissional autônomo

Em primeiro lugar, vale reforçar que é graças a ela que você consegue manter seus clientes. Isso mesmo, quanto mais satisfeito um cliente estiver com o seu serviço, produto ou atendimento, maiores as chances dele continuar te contratando. Isso sem contar que ele pode ficar tão contente com o resultado do seu trabalho que pode ser uma excelente fonte de divulgação.

Sabemos que clientes satisfeitos ajudam a divulgar positivamente o nosso trabalho com indicações e recomendações para amigos ou familiares. Além disso, eles também podem deixar comentários ou notas positivas em nossas redes sociais, aplicativos de trabalho e muito mais! Ou seja, manter a satisfação do cliente é uma peça-chave para você crescer no mercado de trabalho.

Mas, os benefícios de ter clientes satisfeitos vão além. Lembra que falamos um pouco sobre como vender serviços? Então, essas indicações e comentários positivos ajudam a reforçar o marketing pessoal dos profissionais autônomos! Dessa maneira, a sua divulgação se torna cada vez mais descomplicada e eficaz. 

No fim das contas, você gera um número maior de clientes, ou possíveis clientes, o que significa mais trabalho e dinheiro. E como nós do Boca a Boca sempre queremos o melhor para você, selecionamos 3 dicas para começar a cuidar da satisfação de seus clientes hoje mesmo. Confira:

Dicas práticas para deixar o seu cliente mais feliz

1) Sempre peça para o cliente avaliar o seu serviço

Uma das maneiras mais simples de saber o que e como melhorar o seu serviço é perguntar para cada um de seus clientes o que eles acharam do resultado, como foi a experiência como um todo e possíveis melhorias. Com todas essas respostas fica mais fácil saber o que você está fazendo de bom e se existe algo que precisa melhorar.

Por isso, não se envergonhe de pedir esse retorno.

2) Seja transparente desde o começo

Outro ponto fundamental para garantir a felicidade do cliente com o seu trabalho é a honestidade. Seja no anúncio, na comunicação prévia de negociações ou nos diálogos durante o serviço. 

Nesse sentido, uma dica muito valiosa que gostamos de reforçar aqui no blog é: seja transparente! Nunca prometa nada além do que realmente pode cumprir e jamais deixe de realizar o serviço que foi combinado. Sinceridade e compromisso são fundamentais para conseguir qualquer trabalho.

3) Trate cada cliente como se ele fosse único

É muito comum tratarmos todos os nossos clientes de maneira semelhante, já que fazemos trabalhos parecidos. Mas isso pode acabar te prejudicando, porque cada um quer se sentir único. Por isso, é muito importante ter criatividade e atenção aos detalhes para surpreender o seu consumidor. Lembre-se também que a paciência, calma e bom humor fazem parte do pacote.

E que tal você oferecer brindes ou serviços bônus? Afinal, quem não gosta de ganhar um mimo? Essa é uma dica muito valiosa para você utilizar com clientes recorrentes, que sempre contratam os seus serviços ou compram algum produto com você! Essa estratégia ajudará ainda mais na fidelização de cada um deles! 

Bom, agora você já deve ter entendido a importância da satisfação do cliente, não é mesmo? E ainda ganhou algumas dicas práticas para o seu próximo serviço. Mas não é só isso, sabe o que pode te ajudar ainda mais?

Nossos conteúdos exclusivos: aqui no nosso blog você encontra dicas e conhecimentos valiosos!  Ficou curioso? Clique aqui e confira!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *